segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Domingo em Tzoumaz

Hoje é o primeiro dia de baixa médica da minha vida (é estranho traduzir à letra para português - "Arrêt de travail"! Soa-me mal! ) e infelizmente vou ter muito tempo para continuar a actualizar o que tenho vivido por aqui. Já escrevi sobre Setembro e Outubro, faltam 4meses. 10dias em casa com dores (que espero passarem) não vai ser pêra doce para o meu feitiozinho. Preciso de sentir-me útil, trabalhar e ter com o que me entreter. Mas não consigo nem posso fazer esforços, tudo o que fiz hoje foi tomar o meu duche com esforço, comer e alterar entre a posição deitada/sentada! Espero que o tempo passe rápido e que comece a conseguir fazer o que tenho a fazer. O que vale é que me tem dado para levar as coisas a rir.

Vou só esperar uns minutos que ele chegue do seu turno para ir aviar a receita do Tramal e arranjar um médico de família. Ouvimos tantas "queixinhas" (bem sei que algumas cheias de razão e válidas) sobre o nosso SNS que pensámos estar no fim do mundo em Portugal. Mas vai tudo dar ao mesmo ao fim ao cabo. Pago cerca de 200€ mensais pelo meu seguro de saúde obrigatório e ainda assim:
- Ontem estive 5horas nas urgências e considero ter sido tão bem atendida como nas urgências do Hospital S.João;
- A partir das 21h não há facilmente UMA farmácia aberta (tem de se ligar para um número, esperar montes de tempo e pagar uma taxa);
- Hoje vou ter a tarefa de encontrar um médico que aceite "novos pacientes" para me seguir. Parece que faltam médicos por aqui... mas estou confiante que vou conseguir facilmente com o relatório do hospital.

A ver vamos. Foi um dia emociante o de ontem. Mostro-vos o "Avant" e "Aprés".

 De manhã, na maior pista de luge da Suiça Romanda - em Tzoumaz.  Umas horas muita bem passadas a dois, onde me diverti muito até me ter despistado. Ainda não sei como aconteceu, nem como consegui sair dali pelo meu pé e ele com os 2trenós.

E ao final do dia, à espera do resultado da TAC. Só estava bem assim sentada, senão voltavam as dores na zona lombar à esquerda, onde levei uma pancada do trenó. Resultado, dorida por todo e com 3vértebras um bocadinho partidas. Irão recuperar sozinhas, só tenho que tomar a medicação e não esforçar.



4 comentários:

FamilyHome.29 disse...

Devido a um comentário teu no blog da Cláudia percebi que vives no mesmo cantão que eu, mas temos experiências na saúde muito diferentes, parece de propósito mas à pouco escrevi um post sobre isso. Não sei que assurance ou franchise tens mas pago menos de seguro e quem me arranjou o médico de familia foi o meu gestor de seguros que me registou no dia em que preenchemos os papéis. Se puder ajudar em algo estás à vontade ;) Beijinho e as melhoras

Seni* disse...

Que engraçado descobrir aqui os "vizinhos" e sem cuidar do meu blog como deve ser! :)
Obrigada pelo seu comentário! Tenho seguro na Mutuel e uma franquia de 300CH, o que é facilmente atingida. Assim, posso pagar um pouco mais todos os meses mas sou sempre reembolsada no fim do ano já que ultrapasso esse valor em cuidados de saúde. Quanto ao médico também me aconteceu o mesmo que a si, foi o gestor de seguros que me propôs um, mas na altura quando precisei vi que não era um médico de clínica geral e facilmente encontrei outro e mudei. Quando escrevi este texto apenas me baseei em episódios que me tinham contado, o que felizmente não correspondeu à realidade!

Um grande beijinho, gostei do seu blog e passerei mais vezes. Já o li praticamente todo! É bom encontrar outros portugueses por aqui que partilham as mesmas ideias quanto aos ideais de vida ;)

FamilyHome.29 disse...

Não me trates por você que não sou muito mais velha ahahahah

Ainda bem que já tens tudo encaminhado :) Aqui uma das coisas que vejo é que dar ouvidos às vezes mete mais medo que aquilo que é na realidade ;)

Muito obrigada pela visita e pelo comentário, também adoro encontrar "emigrantes da nova geração" que trazem ideiais e ideias com que me identifico ;)

Beijinho

S* disse...

Oh cum caraças... espero que já estejas melhor!