quinta-feira, 6 de setembro de 2012

As primeiras 7semanas da nova vida, finalmente!


Os primeiros quinze dias não foram agradáveis pois resolvi aproveitar as anteriores férias para extrair o meu último dente do sizo e tive uma surpresa! Pela primeira vez, problemas pós-operatórios tardios, que só se manifestaram depois de já estar aqui. Alveolite purulenta, nem queiram saber o quão feio é!


[Esta alveolite é mesmo minha!]


Tinha dores que se irradiavam até à garganta e ao ouvido!...Tive de tomar 2caixas seguidas de antibióticos e antiflamatórios de 8/8horas por mais de 3semanas!!! Nem quero pensar no estado da minha língua, sintoma da intoxicação a que o meu fígado teve de ser sujeito com tantas drogas e por tanto tempo!... Mas lá se passou, estive entretida com os últimos retoques do lar, as últimas compras para a sala e cozinha, primeiras noites na cama XXL e refeições a 2! Acho que entrei em modo "levitar" por esta altura. Trabalhava as minhas horas, On e Off no francês, dormir, comer e namorar e tudo corria bem. As saudades ainda se suportavam...

Depois o "meu" velhinho de 93 anos rijos, que já tão bem conhecia e com o qual aprendi a lidar, sofre uma queda. Quando soube que estava no hospital nunca pensei que fosse tão grave. Mas foi, teve uma hemorragia cerebral e durou 4dias em coma. Após quase 3meses a fazer umas 3 a 4 noites semanais com ele e bastantes tardes de passeios, muito era o apego que já lhe tinha, ensinou-me muitas coisas. Partilhamos outras tantas. Da vida, de francês, de italiano. Identificava-me tanto com a sua paixão pelos seus pais e pela sua família!!! Foram dias chatos e noites tristes. Assisti sozinha às suas últimas horas no hospital e nunca me hei-de esquecer disso, daquela chamada agonia ("luta contra a morte")   que tanto estudei e nunca tinha presenciado tão de perto, continuamente, com já tanto carinho envolvido. Felizmente que nesse dia tudo se conjugou da melhor forma, 5minutos depois daquele fim e enquanto as enfermeiras ainda preparavam o corpo, ele apareceu saído do trabalho para me abraçar e ficar comigo. Para avisar o família em francês, já que não me sentia capaz de tal! Ficamos por lá até chegarem, são pessoas maravilhosas. Aos poucos, o alívio daqueles dias dolorosos foi ganhando lugar... A cerimónia fúnebre ajudou a isso, têm uma cultura muito diferente da nossa e sobre a qual falarei noutro dia pois fiquei mesmo surpreendida.

De novo sem trabalho ao fim de quase 3meses, o nosso futuro deixava-me de novo ansiosa. Mas tranquila ao mesmo tempo, não sei explicar. Era como se sentisse que tudo se iria resolver. Já o Mariazito foi "atacado" com a sua gastrite, tenho um rapaz muito sensível que não gosta de lidar com imprevistos. É engraçado, a imagem que passa aos outros é de ser um durão mas é exactamente o oposto, um doce!...Adiante, após uns dias o filho do "meu" velhinho ligou-me pois tinha algo a propor-me. Gostou muito da forma como tratei do pai dele, ele e a esposa agradeceram-me imensas vezes e propuseram-me experimentar trabalhar na clínica de dermatologia deles a partir de Novembro. Fiquei contente por ser assim, afinal eles não tinham de se preocupar comigo nem nenhuma obrigação de o fazer. Já quando me fez o contrato de trabalho que me possibilitou a obtenção do visto de permanência no país foi espectacular, tratou de tudo com os administrativos e depois chamou-me para assinar. São pessoas com classe,simpáticos e simples apesar do seu estatuto social e económico. Eles confiam em mim e querem dar-me uma oportunidade de trabalho sem me conhecerem grande coisa... parte disto deve-se a uma tia do meu Mariazito que trabalha para eles há mais de 30anos e é como se já fizesse parte da família. Dizem que sou como a Maria, para guardar. A outra parte disto penso dever-se ao trabalho de reabilitação que o meu rapaz fez com o "meu" velhinho, em Março e Abril durante algumas horas ao final da tarde, de uns passos inseguros dentro de casa pô-lo a fazer longas passeatas na rua com a ajuda de um guarda-chuva a fazer de canadiana (ele detestava tudo o que fizesse sentir mais dependente, daí a recusa em usar bengala, canadiana,etc...). 

E pronto, tenho um novo desafio pela frente daqui a semanas. 
Durante o resto de Setembro e Outubro vou frequentar um curso intensivo de francês para me sentir mais confiante, esta língua ainda está um pouco "verde" demais para o meu gosto. 

Aqui pelo meio ainda tive um ataquezito qualquer que me fez vomitar numa noite, o que não esquecerei por ser a primeira "maleita" fora do ninho dos pais,hehe! Acho que me parou a digestão por 24h após ter comido pimentos vermelhos!...

Ah, e mais outra: comecei a utilizar um creme que os Srs novos patrões gentilmente me ofereceram e fiz uma grande alergia ao princípio activo - peróxido de benzoílo! Lá que a substância contra o dito acne resulta, lá isso é verdade...mas fiquei uns 2 dias cheia de prurido, calor, vermelhidão e edema na cara e pescoço!

Ufa...estava a ver que tudo me acontecia nestas 7semanas de começo da nova vida!!Mas já passou e agora está tudo a "encaixar-se"... 
De momento ainda tenho  mais uns dias em Portugal, na casa dos papis, vou aproveitar muito bem para recarregar as baterias para a temporada de Outuno-Inverno! 

Ele já se foi no domingo passado pois só tinha 10dias de férias, apanho-o para a semana! :) 


Sem comentários: