domingo, 11 de novembro de 2012

Partos à escolha, sim ou não?!


E eu, que nem sou de me meter ao barulho e muito menos nas redes sociais, tive de escrever ao ler tamanha barbaridade...

Escrevi muito mas sinto que só assim pude expressar claramente o meu ponto de vista, com argumentos que considero válidos – falo para gravidezes saudáveis/de baixo risco.
Portugal ocupa o 2ºlugar (com cerca de 35%) na tabela europeia no que diz respeito à taxa de cesarianas. Segundo a OMS, acima dos 15-20% indicia má prática clínica. A discrepância entre a sua ocorrência nos hospitais públicos e nos privados são “só” uns meros 30% e não é preciso dizer qual dos dois fica a ganhar… Ora, para mim, estes valores deveriam dar que pensar…
Coisas que li  (“eu também optei ( porque pude!) pela cesariana”; “pois não temos tantas dores”; “ os bébés nascem perfeitinhos”; “ela vai ter no privado? Se sim, ela que diga ao médico que prefere a cesariana que ele faz...”) chocam-me, fazem-me muita confusão e asseguro desde já que não pertenço ao team das fundamentalistas doidas.
Estatísticas à parte, a minha opinião foi também formada com base em vários partos de diferentes tipos que pude presenciar e após ter estudado alguma coisa sobre o assunto na minha formação, mas torna-se mais simples observando directamente as vantagens e desvantagens para mãe e bebé, durante o parto e na sua recuperação.
A cesariana é uma técnica cirúrgica de grande porte nem sempre justificada e feita recorrentemente pelas mais variadas razões: questões de suposto conforto, gestão do relógio e gestão do porta moedas… O parto dito normal é mais seguro e menos invasivo, tendo menores taxas de morbidade tanto para a mãe como para o bebê.
Após o parto: Dores, ferida cirúrgica, mobilidade e tempo recomendado de permanecer acamada, facilidade em iniciar a amamentação se esta for adoptada, probabilidade de desconforto respiratório do bebé – é quase ridiculamente incomparável!...
Termino não sem antes dizer que não sou extremista e que não me esqueço que:
1- Cada caso é um caso.
2- As cesarianas electivas são ainda mais horríveis, tal como o parto induzido hormonalmente , quiça  “para nascer no dia de anos do pai” ou “antes do Dr. ir de férias”…
3- O melhor para uma mãe é o melhor para o seu bebé? O melhor para as conveniências de um profissional de saúde é o melhor para os seus 2pacientes? (Às vezes o egoísmo impera…)
4- Sou contra o ignorar a dor, existe também analgesia além da cesariana: a amiga epidural é bem famosa!
5- Epah, fui mesmo chata em escrever isto tudo aqui, mas assim as minhas “comichões” acalmaram!

Sem comentários: