quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Coisas estranhas neste Valais...

Ao fim de quase um mês a viver na Suiça para encontrar o meu trabalhinho, vou constatando alguns factos, para mim estranhos! Quer na rotina da família do meu "infirmièr privé" (onde me encontro a residir temporariamente), quer na região do Valais em geral...

Algumas curiosidades que constatei:

- Estas pessoas comem queijo na proporção "como a água está para a vida", todos os dias, de todas as formas, em praticamente todos as refeições e pratos (até na sopa, fiquei pasmada!);
- As moedas parecem de brincar, umas enormes - as de 5 e de 2 CH - e umas minúsculas - sendo que dentro destas as mais pequenas são mais valiosas que as "minúsculas-médias";
- Os peões atravessam nas passadeiras 80% das vezes sem olhar primeiro para ver se não vêm nenhum carro. Ainda assim, em segurança. Nunca vi um condutor que não deixasse passar alguém;
- Existem zonas nas estradas bem delimitadas (mais onde se encontram as escolas e na baixa da cidade) onde a velocidade máxima permitida é 20 e 30km/hora. Os condutores também cumprem!
- Os 2 míudos cá de casa comem 2bisnasgas de 275g de maionese por semana!! Sim, por semana, mais de meio kilo de maionese, compra essencial no supermercado! Peixe?Legumes?Fruta? Nunca os vi num mês a incluirem qualquer uma destas coisas na sua alimentação!
- As casas estão a cerca de 21ºC, enquanto a temperatura exterior já chegou a estar próximo dos -10ºC, uma diferença brutal potenciadora de algumas maleitas!
- Todos os dias na rua ouço falar em português, já sabia que existiam muitos por aqui, mas nunca pensei que fosse a este ponto!
- As adolescentes maquilham-se diariamente de uma maneira super carregada (pretos e purpurinas, muito rímel e muita base). Só para ir à escola!
- As horas de ponta são entre as 7h - 7:30h e as 17h - 17:30h!
- O almoço é as 12h e o jantar às 19h! Só fazem 3 refeições diárias!

Estas são só algumas coisas que sempre me irão fazer confusão, se bem que num futuro próximo espero ter o meu pequeno pequeno T1, para adaptar alguns hábitos familiares ao que estou habituada! 

Sem comentários: